Nossa Equipe


Equipe Executiva


 

Janet Doman, Diretora Geral, The Institutes for the Achievement of Human Potential

janet-doman

Janet Doman é a diretora dos The Institutes for the Achievement of Human Potential (IAHP) desde 1980. Ela cresceu nos The Institutes e desde os nove anos de idade ela ajudou com as crianças com lesão cerebral. Ela esteve diretamente envolvida com o programa de estimulação precoce dos The Institutes. Aos quatorze anos de idade ela ilustrou um dos primeiros livros publicados que foram escrito para crianças de dois a três anos de idade.

Depois de completar seus estudo em zoologia na Universidade de Hull, na Inglaterra e  Antropologia na Universidade da Pensilvânia, ela se dedicou a ensinar leitura precoce para os pais de crianças com lesão cerebral nos The Institutes.

Em 1974, Janet foi para o Japão para ensinar inglês para mães e suas crianças Early Development Association em Tóquio. Ao retornar aos Estados Unidos, ela ajudou a criar o  The Evan Thomas Institute, o primeiro instituto devotado a ensinar mães de crianças pequenas, como desenvolver suas pequenas crianças nas áreas da inteligência, mobilidade e social.

Janet e seu pai revisaram e atualizaram os livros mais vendidos internacionalmente de Glenn Doman, How To Teach Your Baby To ReadHow To Teach Your Baby Math e How To Multiply Your Baby’s Intelligence. Ela escreveu o livro Enough, Inigo, Enough, e é co-autora dos livros How Smart Is Your Baby? e How To Give Your Baby Encyclopedic Knowledge.

Janet passa a maior parte do dia ensinando pais de crianças com lesão cerebral e crianças normais; bem como auxilia a descobrir o amplo potencial das usas crianças e seus próprios potenciais como professores.


 

Dr. Denise Malkowicz, Diretora Médica, The Institutes for the Achievement of Human Potential

denise.malkowicz.2016

Dr. Denise Malkowicz nasceu na Filadélfia, Pensilvânia. Formou-se em Medicina pela Hahnemann Hospital Medical School, trabalhou no Bryn Mawr Hospital, e completou sua residência, e posteriormente se tornou chefe-residente em neurologia no Medical College of Pennsylvania.

Após sua residência, por dois anos ela atuou como membro da equipe de pesquisa da Clinical Neurophysiology and Epileptology no Medical College of Pennsylvania (MCP). Ela participou de cirurgias para epilepsia, bem como atuou em pesquisas clínicas de investigação de medicamentos antiepiléticos. Foi Professora Assistente Clínica de neurologia na MCP e neurologista, neurofísica clínica e epileptologista na MCP e nos hospitais Hahnemann/Drexel.

Ela é licenciada pelo  American Board of Psychiatry and Neurology em Neurologia Clínica, bem como Neurofisiologia Clínica. Por muitos anos ela tem sido muito importante para a equipe Fisiológica dos  The Institutes.

Dra. Malkowicz conheceu os programas dos The Institutes após o nascimento de seu primeiro filho. Ela participou do curso “Como Multiplicar a Inteligência de Seu Bebê” e do “Curso de Graduação”. Dra. Malkowicz fala sobre ensinar suas crianças, “Minha compreensão quanto a pediatria enriqueceu muito ao tornar-me mãe. E meu envolvimento com The Institutes fez-me compreender mais e melhor o potencial de recuperação após uma lesão cerebral”. ”

Com seus conhecimento em neurologia e convulsões,  Dra. Malkowicz conduziu discussões nas reuniões da  Academy of Child Brain Development. Ela fez parte da equipe de pesquisa e educação médica dos The Institutes, e em 2016 aceitou o cargo de diretora médica.


 

Dr. Carl Weisse, Membro da Equipe Médica, The Institutes for the Achievement of Human Potential

staff_carl_weisse

Dr. Carl Weisse nasceu em Malden, Massachusetts. Ele formou-se primeiramente em Engenharia Elétrica em Massachusetts pelo Institute of Technology. Depois de se estabelecer e trabalhar em várias companhias eletrônicas que produziam produtos inovadores nas áreas de medicina, áudio e entretenimento, Carl se tornou fascinado com a medicina alternativa e complementar.

Ele decidiu continuar seus estudos, formando-se em  Doutor em Quiropraxia pela Palmer College of Chiropractic, onde foi o primeiro estudante da escola  David D. Palmer, e graduou-se com honras.

Ele tem uma extensa experiência em educação e administração. Ele ensinou neurosciência na Pennsylvania College of Chiropractic, onde presidia o corpo docente, e anatomia e fisiologia no  Community College of Philadelphia.

Dr. Weisse tem um consultório particular no centro de Filadélfia. Ele desenvolveu modelos sobre o que faz com que crianças com lesão cerebral se apresentem da maneira que fazem. Ele introduziu novas técnicas de trabalho corporal e “biofeedback”, utilizadas atualmente no The Institutes no Programa de Cinesiologia Aplicada, que são específicos aos problemas físicos enfrentados pela criança com lesão cerebral.


 

Dr. Mihai Dimancescu, Presidente do Conselho, The Institutes for the Achievement of Human Potential

staff_mihaidimancescu2018

Dr. Mihai Dimancescu nasceu na Inglaterra, e filho de pais Romenos.  Sua família viveu em Marraquexe, em Marrocos por oito anos antes de se mudarem para os Estados Unidos em 1956.  Após graduar-se pela Yale University, estudou por mais um ano no Trinity College, Harvard, antes de estudar Medicina na University of Toulouse.

Dr. Dimancescu, após sua residência em cirurgia e neurocirurgia, estabeleceu seu consultório em Nova Iorque.

Como fundador do International Coma Recovery Institute, Dr. Dimancescu levou o trabalho dos The Institutes para  ambientes hospitalares e  centros de neuro-reabilitação do mundo todo. Ele tem sido o presidente da Sociedade de Neurologia do estado de Nova Iorque e Presidente do Conselho da Associação da recuperação do Coma.

Atualmente, Dr. Dimancescu é o Presidente do Conselho do The Institutes for the Achievement of Human Potential e Presidente da The International Academy for Child Brain Development.  Em 2003 ele se aposentou da cirurgia e atua como Neurocirurgião Consultante.


The Institute for the Achievement of Physiological Excellence



Dr. Ernesto Vasquez, Diretor, The Institute for Physiological Excellence

staff_ernestovasquez

Dr. Ernesto Vasquez nasceu nos Estados Unidos e cresceu no México. Em 1984 formou-se em Medicina, como clínico geral na University of Baja Califórnia School of Medicine, no México. Ele estagiou em 1985 no Social Security Hospital in Mexicali, Baja Califórnia,  e foi responsável pelas clínicas comunitárias da cidade de Morelos, na Baja California.

Ernesto conheceu o programa dos The Institutes em 1982, quando sua irmã Angélica começou o Programa de Tratamento Intensivo. Ernesto auxiliou no programa de sua irmã e observou todo o seu progresso. Em setembro de 1986 ele veio até os  The Institutes e juntou-se a equipe da Escola de Desenvolvimento Humano –  School for Human Development (em inglês). Mais tarde tornou-se diretor médico e posteriormente direto desta escola, treinando os estudantes em todos os aspectos de seus programas físico, intelectual e social.

Em 1987, foi nomeado vice-diretor do Programa de Enriquecimento do Oxigênio. Atualmente divide seu tempo entre a área de pesquisa e o  Children’s Center, onde ensina programas respiratórios. Em 1988 e 1989, Ernesto passou um tempo trabalhando no  Centro Reabilitação Nossa Senhora da Gloria com o Dr. José Carlos Veras no Rio de Janeiro, Brasil, e na   Associação Barbacenense in Barbacena, Brasil.

Ernesto ajudou a apresentar o primeiro curso “O Que Fazer Pela Sua Criança Com Lesão Cerebral”, em espanhol, na Cidade do México, bem como atuou em toda a preparação, tradução e dublagem do espanhol para o curso ” Como Multiplicar a Inteligência de sue Bebê”, também apresentado na Cidade do México. Ele também está envolvido com os trabalhos de preparação, tradução e dublagem de vídeos do Programa de Conferências para famílias hispânicas.

In 1992, Ernesto foi nomeado vice-diretor dos The Institute for the Achievement of Physiological Excellence. Ele tem estudado e tratado crianças com lesão cerebral no México, Estados Unidos da América, Itália, Japão e Brasil.

Em 1993, ele casou com Thaisa Mendes, então membro da equipe. Ambos têm duas filhas as quais se beneficiaram do Early Development Program do The Institutes .

Entre 1995 e 1996, Ernesto regressou ao Brasil e trabalhou com Dr. José Carlos Lobo Veras, avaliando e ensinando programas para os pais de crianças com lesão cerebral no Brasil, Argentina e Portugal.

Em 2016, foi nomeado diretor dosThe Institute for the Achievement of Physiological Excellence. Possui certificado como Child Brain Development, ele é membro da Academy for Child Brain Development. Por seu trabalho com crianças com lesão cerebral, Ernesto recebeu a Medalha de Ouro Brasileira de Honra e Mérito, a Medalha Raymundo Veras de Humanidade e Ciências, a Medalha Sakura Koro Sho, e a maior condecoração dos The Institutes – a Estatueta com Pedestal. 


Dra. Li Wang, Diretora de Nutrição, The Institute for Physiological Excellence

staff_li_wang

Dra. Li Wang nasceu na China e formou-se em enfermagem na Escola de Enfermagem do Shanghai Sanatorium Hospital. 

No hospital de Pequim, ela tornou-se a primeira instrutora em fisioterapia, na China.  Enquanto trabalhava com pesquisas no Ton Ren Hospital, ela atendeu a escola de Medicina no mesmo local. Foi Médica Assistente e sua pesquisa inclui acupuntura auricular para alívio de alergias e dores.

Em 1983 ela visitou os  The Institutes em Filadélfia. A retornar a China, ela adaptou os programas do The Institutes para criar um programa de estimulação neurológico com custos mínimos. Dra. Wang obteve excelentes resultados e em 1987 ela recebeu um prêmio na cidade de Pequim por sua pesquisa científica e reabilitação de crianças com lesão cerebral severa. Neste mesmo ano, o Ministro da Saúde da República da China lhe concedeu o certificado de Médica em Medicina Física e Reabilitação.

Dra. Wang uniu-se à equipe dos The Institutes em 1989, trazendo toda a sua experiência e conhecimento da medicina oriental e ocidental para criar programas nutricionais e de controle de dor para crianças com lesão cerebral. Ela mantém duas clínicas na China, e desde 1992 os programas dos The Institutes têm ajudado mais de 500 crianças com lesão cerebral.

Em 2006 teve um papel importantíssimo na produção do “Caminho para a Normalidade” em chinês, e levou membros da equipe dos The Institutes a Pequim para uma apresentação para pais sobre o desenvolvimento cerebral infantil.


Dr. Richard Rosenbloom, Diretor de Assuntos  Médicos, The Institute for Physiological Excellence

staff_richardrosenbloom

Dr. Richard Rosenbloom nasceu em Rochester, Nova Iorque. Após receber seu doutorado em Medicina e Ciência da Nutrição, presidiu o departamento de Medicina Nutricional em um pequeno hospital.

Dois anos mais tarde, entrou na indústria farmacêutica, trabalhando com companhias como Asta Medica, Sanwa, e Endo Pharma. Primeiro desenvolveu medicamentos tradicionais, mas logo seguir sua paixão em desenvolver terapias nutricionais e botânicas para uma variedade de doenças como leucemia, neuropatia diabética, herpes, caquexia e gripe.

Os maiores colaboradores do Dr. Rosenbloom tem sido a Universidade de Londres, a qual desenvolveu uma fórmula botânica anti-influenza, a UMDNJ (University of Medicine and Dentistry of New Jersey), e o Howard Hughes Medical Center, desenvolvendo um radio-protetor natural para os efeitos da radiação ionizante.

Dr. Rosenbloom desenvolveu também um tratamento nutricional muito eficaz para a síndrome de  Prader-Willi.

Fora do laboratório e da clínica, ele explora  plantas medicinais na floresta tropical de Porto Rico e na selva de Curação.

Dr. Rosenbloom traz aos The Institutes todo seu conhecimentos e experiências na medicina botânica e nutricional desde a perspectiva de um treinamento médico tradicional.


Dr. Michael Gorman, Membro da Equipe Médica, The Institute for Physiological Excellence

staff_michaelgorman

Dr. Michael Gorman é licenciado Médico Quiroprático e profissional certificado pelo Professional Applied Kinesiologist. Nativo de Filadélfia, recebeu seu doutorado em Quiropraxia pela National University of Health Sciences, em Illinois. Completou sua formação em Psicologia na Universidade de Shippensburg e em Medicina Esportiva na Universidade de West Chester. Antes de cursar  a Faculdade de Quiropraxia,  Dr. Gorman  trabalhou como fisioterapeuta e medicina esportiva, bem como treinador de  personal fitness.

Combinando o melhor das perspectivas da medicina tradicional e alternativa, Dr. Gorman utiliza-se de uma especialidade avançada chamada Cinesiologia Aplicada – Applied Kinesiology (AK). Através da Cinesiologia Aplicada, Dr. Gorman trata a pessoa como um todo, abordando sua saúde física, nutricional e emocional, bem como outros fatores que interferem na saúde como por exemplo, poluição eletromagnética, toxicidade, e avaliações e tratamentos para alergias.  Ele utiliza testes musculares para avaliar o cérebro e o sistema nervoso, os quais são responsáveis e controlam todas as funções do corpo humano.

Dr. Gorman é certificado em Técnicas Neuro-Emocionais (NET) , a qual abrange a conexão mente-corpo; também participou de vários cursos incluindo Técnica de Neuro-Modulação (NMT). Ele tenta usar todos suas experiências tradicionais e holística para ajudar crianças com lesão cerebral.

Como membro da equipe médica dos  The Institutes, ele ajuda a avaliar e tratar crianças com lesão cerebral através do uso da Cinesiologia Aplicada. ele também participa do Programa de Biofeedback. O Dr. Gorman adota a abordagem dos The Institutes de educar os pais e dar-lhes um papel ativo no tratamento e desenvolvimento de suas crianças. Ele e sua esposa têm três filhos.


Charlotte Law, Membro da Equipe, The Institute for Physiological Excellence

staff_charlottelaw

Charlotte Law nasceu na Pensilvânia e cresceu numa família muito grande. Após se formar em Sociologia e Antropologia, ela descobriu os The Institutes enquanto procurava por trabalho na sua área.

Em setembro de 1976 Charlotte juntou-se a equipe do The Institutes. Logo após seu treinamento, ela trabalhou na clínica com o The Institute for the Achievement of Physiological Excellence, ensinando aos pais de crianças com lesão cerebral programas de padronização respiratória, padronização, estimulação sensorial e como melhorar a  nutrição de seus filhos.

Durante esses anos ela viajou com a equipe e ensinou pais de crianças com lesão cerebral na Austrália, Japão e Itália. Ela também participou de encontros do World Organization for Human Potential no Brasil, Califórnia e Filadélfia. Adicionalmente, por seu trabalho,  ela foi condecorada com a Medalha Brasileira de Ouro de Honra ao Mérito.

Quando teve seus filhos, Charlotte tirou licença do trabalho e matriculou sua família no Evan Thomas Institute. Ela ensinou seus três filhos em casa até que estivessem prontos para participar diariamente do Evan Thomas Institute. Lá então, ela ajudou em várias atividades na escola.

Naquele tempo, ela era a pessoa responsável e de apoio para pais interessados em atender o curso “Como Multiplicar a Inteligência de Seu Bebê.”

Em setembro de 2007, Charlotte voltou a trabalhar na clínica. Ela fez treinamento adicional com Dra. Li Wang, e atualmente ensina programas nutricionais para crianças com lesão cerebral.

Ela também viajou com a equipe para apresentar o curso “O Que Fazer Pela Sua criança Com Lesão Cerebral” em Madrid, Espanha e Moscou, Rússia.


Yukie Kamino, Membro da Equipe, The Institute for Physiological Excellence

staff_yukiekaminojg

Yukie nasceu em Gifu, Japão. Por gostar muito de crianças, Yukie participou da organização “Save the Children”, servindo como professora-auxiliar da pré-escola, quando ainda estava na universidade.

Ainda quando criança, Yukie estudou violino com o método Suzuki. Portanto, ela já conhecia os The Institutes por muitos anos. Quando ela veio a Filadélfia, para estudar , Yukie participou de aulas de violino com Julian Meyer, o qual é o diretor das classes de violino do Evan Thomas Institute. A partir disso, ela entrou em contato com  The Institutes e começou a aprender mais sobre sue trabalho com crianças normais e com lesão cerebral.

Yukie começou seu treinamento como membro de equipe em fevereiro de 1998. Depois de alguns meses no  Evan Thomas Institute, ela continuou seu treinamento na clínica. Ela seguiu famílias durante suas visitas e ajudou com traduções para as famílias japonesas.  Em junho de 1998, Yukie tornou-se oficialmente membro da equipe e coordenadora do  The Institute for the Achievement of Physiological Excellence.

Por seu trabalho em prol das crianças com lesão cerebral ela recebeu a Medalha Brasileira de Ouro de Honra ao Mérito e a Medalha Sakura Koro Sho.

Em 2002, Yukie retornou ao Japão e começou a trabalhar no Doman Kenkyusho. De modo geral, ela ajuda as famílias a manterem um contato adequado com a equipe do  The Institutes e trabalha com a equipe quando esta viaja para Tóquio, duas vezes ao ano para as revisitas com famílias japonesas.

Apesar de estar no Japão, Yukie vem para The Institutes, por alguns meses para trabalhar no Children’s Center. Ela também faz parte da equipe que viaja a Cingapura para apresentar o curso “O Que Fazer Pela Sua Criança Com Lesão Cerebral”.


The Institute for the Achievement of Intellectual Excellence


Susan Aisen, Diretora, The Institute for the Achievement of Intellectual Excellence

susan-aisen

Após sua graduação, em 1973 pela University of Michigan, Susan começou seus estudos e treinamento no The Institutes for the Achievement of Human Potential. Em 1980, ela se tornou diretora do Institute for the Achievement of Intellectual Excellence e do Evan Thomas Institute.

Ela é uma das principais palestrantes do curso “Como Multiplicar a Inteligência de Seu Bebê”, o qual vem sendo apresentado desde 1978 para pais do mundo todo.  Ela ensina aos pais sobre o crescimento e desenvolvimento cerebral através do crescimento intelectual, mais especificamente quanto a leitura, matemática e conhecimentos enciclopédicos. Além disso, ela ensina aos pais como avaliar suas crianças utilizando o Perfil do Desenvolvimento do The Institutes.

Susan é também uma das palestrantes no curso “O Que Fazer Pela Sua Criança com Lesão Cerebral”. Ela ensina aos pais de crianças com lesão cerebral como avaliar neurologicamente suas crianças e como criar um programa de estimulação sensorial a fim de melhorar a visão, audição e capacidade táctil.

Entre os dois cursos, e uma série de outra conferências, Susan tem ensinado internacionalmente, sobre o crescimento e desenvolvimento intelectual a pais de crianças na Inglaterra, Irlanda, Itália, Brasil, Colômbia, Malásia, Japão, China, Cingapura, Porto Rico e Estados Unidos.

Atuou como consultora de Glenn Doman, nos livros “Como Ensinar Matemática ao Seu Bebê” e “Como Multiplicar a Inteligência de se Bebê”. Ela é a co-autora do livro :Give Your Baby Encyclopedic Knowledge“.

Atualmente, temos o curso online The Pathway to Wellness, no qual Susan Aisen é uma das palestrantes. Esse curso é oferecido em inglês.


Teruki Uemura, Vice-Diretor do Children’s Center, The Institute for the Achievement of Intellectual Excellence

staff_terukiuemura

Teruki nasceu e cresceu no Japão.  Ele ingressou ao The Institutes em setembro de 1982, enquanto ainda terminava seu mestrado na   Universidade da Pensilvânia.

Teruki teve sua educação acadêmica no Japão e Estados Unidos. Ele recebeu diploma em bacharel em Economia e  Administração de Empresas na Universidade te Tóquio. Após, completou Pós-Graduação em Gerenciamento pela Northwestern University. Teruki continuou seus estudos de pós-graduação na Universidade do Estado de San Francisco, onde estudou Linguística. Ele prosseguiu com seus estudos em Doutorado em Ciências Sociais.

A primeira vez que Teruki veio aos The Institutes, em 1979 foi como tradutor para famílias japonesas no programa. Desde então seu interesse quanto ao nosso trabalho era imenso.

Teruki começou seu treinamento como membro da equipe da School for Human Development. Mais tarde, integrou, como coordenador clínico, o The Institute for the Achievement of Intellectual Excellence.

Teruki é o co-diretor do The Institutes for the Achievement of Human Potential no Japão,  vice-director do Children’s Center (clínica) e  diretor da equipe em treinamento. Mantém ainda, qualificação para ensinar programas de inteligência.  Teruki atua também em estudos médicos e científicos, auxiliando pesquisadores e investigadores no manuseio e experimentos quanto ao desenvolvimento cerebral infantil, neurologia funcional e bioquímica.  Ele é membro do IRB (Internal Review Board) do The Institutes.

Como membro do quadro editorial da nossa revista The In-Report, Teruki é responsável por reunir e computar todas as vitórias conquistadas pelas crianças com lesão cerebral, bem como escrever informações sobre as crianças que foram graduadas do Programa de Tratamento Intensivo.

Teruki tem um grande interesse em história, arquitetura e artes. Ele viajou por vários países da Ásia, Europa e Américas. Ele é certificado em Child Brain Development – Teaching Level. Recebeu as seguintes condecorações: a Medalha Brasileira de Ouro de Honra e Mérito, a Medalha Sakura Koro Sho, a Medalha Raymundo Veras de Humanidade e Ciência, a Medalha Leonardo da Vinci e a Estatueta com Pedestal. Teruki é membro fundador da International Academy for Child Brain Development.


Olívia Fernandes Pelligra, Diretora de Assuntos Internacionais, The Institute for the Achievement of Intellectual Excellence

staff_olivia_p

Olívia nasceu em Destero do Melo e cresceu em Barbacena, Minas Gerais, Brasil. Estudou Magistério, recebendo seu diploma em 1975.  Então começou a lecionar em uma escola especial da mesma cidade.

Em 1979, iniciou seu treinamento em Desenvolvimento Cerebral Infantil no Centro de Reabilitação Nossa Senhora da Glória, Rio de Janeiro, sob a direção e orientação de Dr. José Carlos Lobo Veras. Ao terminar seu treinamento, ela regressou a Barbacena para trabalhar na Associação Barbacenense de Assistência aos Excepcionais (A.B.A.E.) – Atualmente conhecida como APAE.

Em 1985, ela foi convidada a viajar com a equipe de Dr. José Carlos Lobo Veras para Portugal a fim de avaliar crianças com lesão cerebral e ensinar programas de tratamento. No outono de 1987, Olívia começou seu treinamento no  The Institutes for the Achievement of Human Potential em Filadélfia, onde aprendeu a fazer histórias,  avaliações e a desenvolver programas individuais para crianças com lesão cerebral.

Em 1988 ela recebeu o diploma em Pedagogia, na Universidade de Lavras, Minas Gerais.

Atualmente, Olívia é diretora de Assuntos Internacionais do The Institutes. Ela acompanha a equipe em viagens internacionais para apresentar o curso “O Que Fazer Pela Sua Criança com Lesão Cerebral” e também para avaliar e ensinar programas de inteligência crianças com lesão cerebral.

Olívia reside em Sausalito, San Francisco, com seu marido o Dr. Ralph Pelligra, o qual é membro do quadro de diretores do The Institutes. Da sua casa, ela mantém contato com as famílias das crianças das quais é responsável, e ensina programas de inteligência aquelas famílias que participam do Programa de Consulta em Casa. Olívia oferece consultas a novas famílias que gostariam de conhecer o trabalho dos The Institutes e o que fazer para participar do curso “O Que Fazer pela Sua Criança com Lesão Cerebral.”

Por seus anos de trabalho e dedicação, Olívia recebeu as seguintes condecorações: a Medalha Glenn Doman, a Medalha Brasileira de Ouro de Honra e Mérito, a Medalha Raymundo Veras de Humanidade e Ciência e a Estatueta com Pedestal.


Miki Nakayachi, Diretora Associada, The Institute for the Achievement of Intellectual Excellence

staff_miki_nakayachi

Miki nasceu e cresceu no Japão. Depois de sua formação  Showa Women’s University, ela trabalhou na Sony Corporation. Num projeto especial para o desenvolvimento infantil estabelecido pelo fundador da Sony,  Masaru Ibuka, Miki desenvolveu um currículo para ensinar inglês e música para crianças pequenas. Ela estudou piano através do método desenvolvido por Dr. Shinichi Suzuki’s, aprendendo com a Sra. Shizuko Suzuki, uma professora de piano destacada na  Talent Education.

Em 1974 Miki foi assistente de Janet Doman, diretora do The Institutes for the Achievement of Human Potential, no Japão. Depois de ter estudado inglês na Grã-Bretanha, ela ajudou a ensinar inglês à pequenas crianças japonesas.

Miki chegou aos The Institutes em 1975. Ela começou seu treinamento na School for Human Development, onde treinava estudantes com lesão cerebral através de seus programas intensivos de arrastar, engatinhar, correr e braquiação. Ela também ensinou programas intelectuais e sociais. Mais tarde, Miki veio a ser a vice-diretora da School for Human Development.

Em 1976 Miki desenvolveu um Programa de Japonês para a classes do Early Development classes do Evan Thomas Institute. Este programa, se transformou na base dos programas de idiomas estrangeiros. Miki ajudou a estabelecer o  Evan Thomas Institute e tornou-se a principal professora da escola.

Após o nascimento de seu filho, Yuuki, em 1983,  Miki dedicou-se inteiramente a mãe profissional. Ela colocou toda sua energia no seu desenvolvimento físico, intelectual e social de seu filho. Miki é especialista no desenvolvimento intelectual infantil. Ela ensinou milhares de pais programas intelectuais e sociais para crianças com lesão cerebral e crianças “normais”. Ela também ensinou pais de crianças cegas e mudas e sem sensibilidade a ver, ouvir e sentir.  Miki ensinou muitos pais de crianças com lesão cerebral e bebês a falar quando esses ainda não eram capazes. Regularmente, ela dá palestras nos Estados Unidos e Japão.

Ela é a vice-diretora dos The Institute for the Achievement of Intellectual Excellence na Filadélfia e co-diretora dos Institutos no Japão. Miki ajudou centenas de crianças nos Estados Unidos, Itália, Japão e Inglaterra.

Miki é certificada em Child Brain Development – Teaching Level. Ela foi condecorada com a Medalha Brasileira de Ouro de Honra e Mérito, Medalha Sakura Koro Sho do Japão, Medalha Raymundo Veras de Humanidade e Ciências, Medalha Leonardo da Vinci e a Estatueta com Pedestal.


Eliane Hollanda, Supervisora dos Arquivos E. Lee, The Institute for the Achievement of Intellectual Excellence

staff_eliane_hollanda_lg

Eliane nasceu em Curitiba, no Brasil. Concluiu o primário e ginásio na Escola Estadual Xavier da Silva em Curitiba.

Estudou o Magistério na Escola Estadual de Sapiranga – RS e formou-se em 1986 pelo Instituto de Educação do Paraná.

Após sua formatura, trabalhou como Supervisora de Estágio por seis meses com alunas do Magistério.

Entre 1983 e 1991, Eliane trabalhou, lado a lado, com uma criança com lesão cerebral e sua mãe, as quais faziam parte de um grupo de pais que realizavam o programa dos Institutos no Brasil.

Entre 1986 e 1988 concluiu os estudos adicionais em Especialização de Distúrbios de Áudio-comunicação e de Deficiência Mental.

Em maio de 1986 participou dos seguintes cursos: Curso “Como Contar Histórias” apresentado pela Biblioteca Publica do Paraná; “II Curso de Surdez na Infância” pela Sociedade Paranaense de Otorrinolaringologia e Associação Médica do Paraná; e do Curso “Arte-Educação e o Excepcional”, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Entre os anos de 1987 e 1989, Eliane participou de dois cursos ministrados por Dr. José Carlos Lobo Veras e sua equipe. O primeiro curso foi em Curitiba e o segundo no Rio de Janeiro no Centro de Reabilitação Nossa Senhora da Glória.

De 1988 – 1992, trabalhou na Associação Paranaense para o Desenvolvimento Humano (APADEH), como membro da equipe de inteligência. Eliane era responsável por confeccionar e manter organizados todos os materiais de inteligência. Ela também ensinava o programa de leitura para as crianças com lesão cerebral e ajudava os pais nas padronizações. Em uma das visitas de Janet Doman a Curitiba, a mesma convidou Eliane a passar um tempo em Filadélfia, nos The Institutes.

Em 1992 concluiu o curso “O que Fazer pela Sua Criança com Lesão Cerebral”, em Filadélfia, recebendo o certificado do Desenvolvimento do Cérebro Infantil” – nível inicial e em 1993 concluiu o curso “Como Ensinar o Seu Bebê a Ler” – nível inicial e a nível intermediário em 1994.

Atualmente, Eliane, entre outras responsabilidades, faz a coordenação de correspondências entre as famílias e a equipe que vêm ao Children Center, supervisiona os prontuários do Arquivo E. Lee e faz as medidas antropométricas das crianças com lesão cerebral que estão no Programa de Tratamento Intensivo do The Institutes. Essas informações são de extrema importância para que possamos calcular o crescimento e desenvolvimento de cada criança.

Por seu trabalho com crianças com lesão cerebral ela recebeu as seguintes condecorações: a Medalha Brasileira de Honra e Mérito, Medalha Sakura Koro Sho e a Medalha Raymundo Veras de Humanidade e Ciência.


Kathy Myers, Membro da Equipe, The Institute for the Achievement of Intellectual Excellence

staff_kathymyers

Kathy nasceu em Bellwood, Pensilvânia, onde cresceu e se formou no ensino médio. Durante todo esse tempo, sua mãe lhe ensinou a tocar piano. Após terminar o ensino médio, Kathy foi para a Appalachian Bible College, aprimorar seus estudos em piano. Ela também trabalhou como secretária para uma companhia de seguros de vida e de uma gráfica.

Em 1973 Kathy casou com Alan Myers. Quando seu filho mais velho, Chip, tinha quatro anos de idade, ela atendeu o curso “Como Multiplicar a Inteligência de seu Bebê”. Kathy tornou-se então uma mãe profissional em período integral para Chip, nascido em 1976; Alison, nascida em 1979; e Ginette, nascida em 1981. Eventualmente, começaram o programa do Evan Thomas Institute.

Quando sua filha mais nova entrou para na International School, Kathy uniu-se a equipe da escola. Ela logo se tornou diretora de música, ensinando teoria musical, composição musical e aulas de canto. Mais tarde ela foi promovida a vice-diretora da International School.

Atualmente, Kathy é a administradora da International School. Entre muitas de suas responsabilidades estão organizar classes, horários, currículos, materiais, bem como reuniões com as mães para discutir os programas de casa de cada estudante.

Assim que seus filhos se graduaram da International School, Kathy continuou-os ensinando em casa “homeschooling” atendendo o pedido dos mesmos. Ela também voltou a estudar , atendendo cursos de Pre-cálculo, Cálculo, História e Psicologia no Montgomery County Community College.

Kathy utiliza de toda a sua experiência obtida ensinando seus filhos e os estudantes da International School para ensinar pais de crianças com lesão cerebral na clínica.

Em 1998 Kathy começou seu treinamento como membro da equipe clínica e, atualmente está qualificada a fazer, histórias, avaliações e ensinar programas de inteligência.

Por seu trabalho com crianças com lesão cerebral ela recebeu a Medalha Brasileira de Ouro de Honra e Mérito e a Estatueta com Pedestal.  Em 1998, sua família toda – Família Myers, recebeu a Medalha Leonardo da Vinci.


Yoshiko Kumagai, Membro da Equipe, The Institute for the Achievement of Intellectual Excellence

staff_yoshikokumagai

Yoshiko nasceu na província de Fukushima, Japão. Frequentou a  Shukutoku University, onde estudou psicologia, assistência social e educação especial. Como estudante universitária ela obteve experiência em pesquisa de desenvolvimento, onde aprendeu como ensinar crianças com lesão cerebral e seus pais.

Após sua formatura, ela procurou trabalhar em um local onde houvesse inclusão de crianças, ou seja um local de educação integrada. Yoshiko então trabalhou numa escola ensinando crianças com lesão cerebral enquanto também trabalhava como voluntária na comunidade. Como professora, sua curiosidade só aumentava sobre o porquê certas crianças tinham deu desenvolvimento interrompido ou atrasado.

Yoshiko encontrou suas respostas após ler os livros de Glenn Doman.

Em 1991, Yoshiko viajou para o The Institutes em Filadélfia, onde fez seu treinamento como Child Brain Developmentalist. Todas as manhãs ela fez os programas físicos – arrastar, engatinhar, corrida, braquiação e ginástica, antes de seu treinamento na clínica. Ela ensinou japonês na International School e na Early Development Class do Evan Thomas Institute.

Yoshiko é muito experiente quanto ao desenvolvimento intelectual de crianças “normais” e com lesão cerebral. Atualmente, ela atua como membro da equipe do Doman Kenkyusho, uma organização estabelecida para apoiar o The Institutes em nossas atividades no Japão. Entre suas responsabilidades no escritório de Fukushima, Yoshiko faz o planejamento e conferências para pais no Japão.

Quando a equipe do The Institutes vai ao Japão, duas vezes ao ano, Yoshiko ajuda a equipe ensinando programas intelectuais para pais de crianças com lesão cerebral. Ela também mantém contato com várias famílias japonesas durante os meses entre as consultas.

Por seu trabalho com crianças com lesão cerebral ela recebeu a Medalha Brasileira de Ouro de Honra e Mérito e a Medalha Sakura Koro Sho do Japão.


The Institute for the Achievement of Physical Excellence


Léia Coelho Reilly, Diretora, The Institute for Physical Excellence

staff_leiareilly

Léia é brasileira e sobrinha do fundador dos Institutos no Brasil. Ela cursou Logopedia na Faculdade Nacional do Rio de Janeiro e entre 1975 e 1977 ela trabalhou nos Institutos do Brasil, no Rio de Janeiro. Ao chegar em Filadélfia em janeiro de 1977, trabalhou na School for Human Development onde mais tarde chegou a ser vice-diretora. Durante sua permanência nesta escola, Léia desenvolveu, com a equipe, o Programa de Organização Cortical e o Programa de Lateralidade.

Durante este mesmo ano, entre os meses de junho e agosto, Léia e sua equipe fundaram o Escola Brasileira do Desenvolvimento Humano, no Rio de Janeiro.

Em 1980, Léia voltou ao Brasil para assessorar o Dr. José Carlos Lobo Veras, no Rio de Janeiro, tornando-se responsável pelos programas físicos, sensoriais e fisiológicos. Ela dirigiu a Escola de Desenvolvimento Humano, o Instituto Evan Thomas do Brasil e o Departamento de Padronização Respiratória. Ela viajou para várias cidades brasileiras e de Portugal como palestrante e ensinando pais de crianças com lesão cerebral.

Em janeiro de 1981, Léia se casou com Robin Reilly. Eles tiveram dois filhos, Leo e Laila, os quais fizeram o programa de estimulação precoce com Leia em casa.

Léia recebeu o certificado em Child Brain Development – Teaching Level em novembro de 1989.  Em 1992, Léia retornou aos The Institutes em Filadélfia como diretora associada dos The Institute for the Achievement of Physical Excellence. Ela tornou-se vice-diretora do mesmo em 1997 e em 2000 foi nomeada diretora.

Léia é conferencista em todos os cursos e séries de conferências para pais no The Institutes. Além do Brasil e Estados Unidos, Leia esteve com a equipe atendendo crianças na Argentina, Paraguai, Uruguai, Austrália, Nova Zelândia, Espanha, Itália, Cingapura, China e Japão.

Por seu trabalho com crianças com lesão cerebral, ela recebeu a Medalha Glenn Doman (Brasil), a Medalha Brasileira de Ouro de Honra e Mérito do Brasil, Medalha Raymundo Veras de Humanidade e Ciências, Medalha Sakura Koro Sho do Japão, Medalha Leonardo Da Vinci do Comitê para Excelência, a Cerimônia de Inscrição dos The Institutes e a maior condecoração – a Estatueta com Pedestal. Ela é membro fundadora da International Academy for Child Brain Development.


Rumiko Ion Doman, Vice-Diretora, The Institute for Physical Excellence

staff_rumikodoman

Rumiko nasceu em  Kagawa-ken, Japão. Estudou educação fundamental, psicologia, trabalho social e literatura no Saint Maria College in Kyoto.

Após sua formatura, Rumiko primeiramente trabalhou com educação infantil (criança de 0 – 5 anos de idade). Mais tarde, trabalhou com educação fundamental em uma escola particular, onde adorava ensinar cultura japonesa, redação e música para as crianças. Antes e depois do horário escolar, ela dava aulas de reforço para crianças com problemas de leitura.

Foi através de Yoichi Fukanaga, um famoso jogador de jockey japonês, o qual sofreu uma lesão cerebral profunda durante uma corrida de cavalos e que o deixou em coma por mais de um ano, que Rumiko conheceu o The Institutes. Yoichi através dos programas dos The Institutes, ele reaprendeu a andar, falar, escrever e, eventualmente andar a cavalo.  Sua recuperação foi amplamente divulgada por todo o Japão.

Rumiko rapidamente compreendeu que The Institutes poderia ajudar aquelas crianças que não estavam tendo sucesso na escola e na vida. Em 1987, Rumiko veio para Filadélfia e começou seu treinamento no Desenvolvimento Cerebral Infantil. Como parte de seu treinamento, Rumiko arrastou, engatinhou, correu e completou um programa completo de ginástica juntamente com os estudantes com lesão cerebral da School for Human Development. 

No Pioneer Institute, ela trabalhou com os estudantes orientado-os quanto independência, liderança e solução de problemas. Eventualmente, ele foi promovida ao cargo de Diretora da Escola de Desenvolvimento Humano na qual era responsável por todos os programas físico, intelectual e social do todos os jovens com lesão cerebral.

Rumiko treinou estudantes em música (canto) e atividades sociais. Ela também ensinou natação para estudantes do Evan Thomas Institute. Rumiko é plenamente qualificada em todos os aspectos do desenvolvimento físico de crianças com lesão cerebral e crianças “normais”. Atualmente, Rumiko é a vice-diretora dos The Institute for the Achievement of Physical Excellence, atendendo crianças nos Estados Unidos da América e no Japão. Ela é palestrante e ensina pais de crianças com lesão cerebral e crianças “normais” do mundo todo.

Por seus trabalhos com crianças com lesão cerebral, Rumiko foi condecorada com as seguintes medalhas: Medalha Brasileira de Ouro de Honra ao Mérito, Medalha Sakura Koro Sho e a Medalha de Humanidade e Ciência Raymundo Veras. Ela também recebeu o mais alto prêmio do fundador – a Estatueta com Pedestal. Ela é certificada em Child Brain Development e membro da  International Academy for Child Brain Development.

Rumiko casou-se com Erik Doman, o neto mais velho de Glenn e Katie Doman.


Natividad Tenacio Myers, Membro da Equipe, The Institute for Physical Excellence

staff_natimyers

Nati nasceu em Madrid, Espanha, onde estudou e treinou c na Academia Nacional de Ginástica por muitos anos. Seu amor pelo esporte e experiência com a ginástica a levaram a estudar Educação Física e receber seu diploma do El Instituto Nacional de Educacion Fisica.

Depois de descobrir sobre o trabalho do The Institutes com crianças “normais” e com lesão cerebral, ela quis conhecer mais sobre os nossos métodos e nossas filosofias. Em março de 1995, ela participou do curso “Como Multiplicar a Inteligência de seu Bebê”, e em setembro do mesmo ano, atendeu ao curso “O Que Fazer Pela Sua Criança Com Lesão Cerebral”. Logo em seguida, ela decidiu começar seu treinamento como membro de equipe do The Institutes.

Por três meses Nati, continuou aprendendo sobre lesão cerebral e acompanhando famílias durante suas consultas na clínica , bem como ajudando com tradução em espanhol.

Em fevereiro de 1996, Nati passou a ser membro da equipe The Institute for the Achievement of Physical Excellence, onde avalia e ensina todos os programa de mobilidade. Em 1997, passou a ser instrutora de ginástica para as classes de Estimulação Precoce do Evan Thomas Institute e da Escola Internacional.  Neste mesmo ano, Nati foi condecorada com a Medalha Brasileira de Ouro de Honra e Mérito.

Nati é certificada em Child Brain Development e membro da  International Academy for Child Brain Development.

Ela é casada com Chip Myers, administrados de rede dos The Institutes. Como mãe profissional de suas crianças, ela se diverte os ensinando em casa e vê-los se beneficiando do programa de estimulação precoce.


Rogelio Marty, Membro da Equipe, The Institute for Physical Excellence

staff_rogelio_marty

Rogelio nasceu e cresceu em Buenos Aires, Argentina. Ele se formou na Universidade Católica da Argentina com bacharel em Administração de Empresas.

Trabalhou para o governo da Argentina como diplomata. Depois deixou seu cargo  público e obteve um Mestrado em Administração pela J.L. Kellogg Graduate School of Management, na Northwestern University. Nos anos seguintes trabalhou para muitas companhias incluindo Exxon (Esso, na Argentina).

Os pais de Rogelio foram professores universitários, os quais fundaram sua própria instituição educacional. Com isso, seus filhos e filhas estavam constantemente rodeados por estudantes e crianças.  Anos mais tarde, essa experiência fez com que Rogelio torna-se também professor pós-graduado por meio período e lecionou na escola de seus pais por muito tempo.

Em 2001, após um amigo participar do curso “Como Multiplicar a Inteligência de Seu Bebê”, ele ficou muito interessado e apaixonado pelas crianças e pelos programas dos The Institutes. Rogelio, no mesmo ano, veio à Filadélfia e uniu-se a nossa equipe.

Sua responsabilidades incluem fazer histórias, avaliações e ensinar uma série de programas físicos para as crianças com lesão cerebral que realizam o programa dos The Institutes. Rogelio também é responsável por várias famílias de todas as partes do mundo e viaja com a equipe, duas vezes ao ano para revisitas.

Rogelio e sua esposa, Irene, vivem no campus dos The Institutes com suas crianças, as quais são estudantes do Evan Thomas Institutes.

Rogelio participa ativamente do programa de seus filhos. Ele adora treiná-los na corrida e natação.

Ele é o co-organizador do triatlo e da maratona de natação que ocorrem anualmente no  The Evan Thomas Institute.

Rogelio recebeu a Medalha Brasileira de Ouro de Honra ao Mérito e em 2006 o certificado em Child Brain Development – Developmental Level.


Jennifer Myers Capena, Membro da Equipe,The Institute for Physical Excellence

staff_jennifer_canepa

Jennifer nasceu em Flemington, Nova Jersey e cresceu na cidade de New Hope, Pensilvânia, uma  cidade fluvial tranquila a 96 quilômetros ao nordeste de Filadélfia. Quando adolescente, ela fazia trabalhos voluntários, ensinando adultos analfabetos a ler.

Frequentou a University of Virginia, onde recebeu diploma de bacharel em Psicologia e Sociologia. Após sua formatura, ela decidiu continuar seus estudos em Educação, sua verdadeira paixão, na University of Pennsylvania, com a intenção de obter um doutorado em desenvolvimento curricular.

Na primavera de 1993, Jennifer escutou pela primeira vez acerca do trabalho de Glenn Doman e The Institutes for the Achievement of Human Potential faziam com crianças. Ao intuir que The Institutes ensinavam as crianças de uma forma mais natural possível, Jennifer percebeu que a maneira ela qual ela estava sendo ensinada nunca seria totalmente bem-sucedida. Assim sendo, ela desistiu de seus estudos de pós-graduação. .

Em 1999, Jennifer tornou-se candidata a membro da equipe do The Institutes, e em Maio de 2000, ela fazia parte da equipe onde foi treinada como historiadora e avaliadora. Ela também é uma programadora de programas físicos, ensinando como arrastar, engatinhar, correr e braquear.

Quando suas três crianças eram ainda pequenas, ela ganhou muita inspiração e conhecimento os ensinando em casa.